quinta-feira, 10 de maio de 2012

Teoria do Design

Design não é criar coisas bonitas, um designer deve primar pela usabilidade com uma interface agradável.

 Princípios do designer:

Contraste
Temos  a tendência de procurar algo que contraste com o ambiente, por isso nossos olhos repousam sobre o deslocado do padrão.
Você pode alterar o tamanho, adicionar textura, mudar forma, colorir e etc.


O contraste é importante para criar uma hierarquia na página. Veja a página deste artigo. O que chama primeiro a atenção é o título geral pelo tamanho, depois os subtítulos, um pouco menores e em seguida as imagens e palavras em negrito.

Repetição


A repetição cria unidade para que você tenha uma ancora visual. Cria ordem para que você consiga se mover entre os elementos com facilidade e cria associação para que você saiba que pertencem ao mesmo grupo.
Os blocos com título do texto e resumo, imagem na direita e links na base são um exemplo bem aplicado da repetição. Você vai saber onde olhar quando quiser saber o título do texto.

Alinhamento

Os gráficos e textos não podem ser postos na página. Devem ser alinhados, seguir uma ordem, conhecida como grade. Uma página com elementos alinhados e que não demonstrem explicitamente isso, será percebida como mais agradável aos olhos.


O design em grade é facilmente percebido em websites de e-commerce na disposição dos produtos para venda. Com este padrão, você sabe onde olhar para saber o preço, o nome e a imagem.

Proximidade

Em um evento, quando você vê pessoas próximas umas das outras, em grupos, você entende que eles compartilham uma afinidade. Em um layout o mesmo princípio se aplica aos elementos.
Veja como os elementos estão agrupados nas diferentes seções da página. Do lado esquerdo a imagem, o título e logo abaixo o texto. Na direita as imagens dos projetos com poucos pixels de distância.


Este é mais um princípio que ajuda a manter a unidade e ordem na página. Facilitando com isso a navegação.











Nenhum comentário:

Postar um comentário